AZULEJARIA GUERREIRO-ARTISTIC TILES
AZULEJARIA GUERREIRO - ARTISTIC TILES
  • Azulejaria Guerreiro-Artistic Tiles
  • Luís Cruz Guerreiro-Curriculum
  • Encomendas Personalizadas-Portugal
  • Personalized Orders-World Wide
  • BD/HQ- FC em Azulejo "Aventuras de Jerílio no séc.25"-2006/ SciFi-Comis in Tiles "Adventures of Jerilio in the 25th Cent-2006"
  • BD/HQ- FC em Azulejo "Aventuras de Jerílio no séc.25"-2010.11/ SciFi-Comis in Tiles "Adventures of Jerilio in the 25th Cent-2010.11"
  • BD/HQ-"Capitão Bacalhau" O "super" herói português/ The portuguese "super" hero
  • Videos da Azulejaria Guerreiro / AAG-Artistic Tiles Videos
  • Cursos de Azulejaria Artística / Courses of Painting in Artistic Tiles
Curriculum Luís Cruz Guerreiro - Português
curriculum_2019.pdf
File Size: 3167 kb
File Type: pdf
Download File


Curriculum de Luís Cruz Guerreiro
Luís Cruz Guerreiro começou pela Banda Desenhada. O gosto pela 9ª Arte induziu-o a procurar criar as suas próprias histórias; o projecto não correspondeu às suas expectativas, embora não esteja de todo abandonado.
As suas primeiras BDs, HQs, do “PutoZé”,
personagem cómico-trágica inspirada no Zé Mocho, um rapaz que viveu miseravelmente em Alhos Vedros e que infelizmente já morreu, chegaram a ser expostas e ganharam inclusive uma menção honrosa no Festival de Banda Desenhada na Amora em 1984.

Em 1985 tirou um curso de pintura cerâmica no CENCAL (Caldas da Rainha)

As várias técnicas de pintura aprendidas nesse Centro de Formação, serviram como elo de ligação entre a arte que praticava, (a BD) e a cerâmica (a arte do fogo). Os azulejos eram o suporte técnico que fazia a ligação entre as duas artes.
Acabado o curso, foi seleccionado para trabalhar numa fábrica de cerâmica das Caldas da Rainha, mas devido a problemas constantes no pagamento de ordenados, mudou-se para o “Argila Atelier”.
Apresentou os dois primeiros painéis que fiz nos fins-de-semana e horas livres na fábrica—Regiões de Portugal—e em finais de 86 passei a integrar o Argila Atelier, onde, durante dois anos, pintei vários painéis de azulejos dos quais destacamos As Quatro Estações, além de ter participado em diversas exposições, das quais destacamos a Exposição Temática sobre o Alto Minho, na Bienal de Artes/87, em Vila Nova de Cerveira (Portugal). Ainda nas Caldas da Rainha, Luís, aproveita as férias de Verão de 1988 para fazer um conjunto de painéis cuja temática era o Concelho da Moita e faz em Setembro de 1989 a sua primeira exposição individual no Posto de Turismo da Moita, que na altura foi um sucesso, pois vendeu quase todos os painéis e conseguiu uma encomenda que durou até 2004, com a Tertúlia Tauromáquica Setubalense.
Tendo a sorte de encontrar um espaço apropriado para o seu tipo de trabalho, começou um negócio por conta própria em Alhos Vedros, sua terra Natal.
Em princípios de 89, fundou a Azulejaria Artística Guerreiro; participou em feiras de Artesanato por todo o Portugal, em 1994 criou duas linhas de azulejaria distintas:

- A Linha Clássica (em azul e branco e policromia, com motivos tradicionais); é por definição a grande razão de existência da AAG e a sua única fonte de rendimentos, diz o Azulejista que, até agora a aceitação da inovação no Azulejo ainda tem um longo caminho a percorrer, mas está certo que com novos clientes de gerações mais novas as encomendas de painéis de cariz “Moderno” vão também , tornar-se rentáveis, assim a condição económica do País evolua.
Desde a sua fundação até hoje, a Azulejaria Artística Guerreiro produziu centenas de painéis em todos os formatos, em azul e branco e policromados, espalhados por toda a Europa, Estados Unidos e Brasil.

- A Linha Livre (que expressa outras técnicas e dá-me toda a liberdade de criação dentro da azulejaria), é nesta linha que voltou às suas origens, criando uma história de Ficção Cientifica em painéis de azulejos a cores “As Aventuras de Jerílio no séc. 25”, que são a síntese destas duas Artes que se juntam para criar uma nova expressão artística conjugando os conhecimentos técnicos da Azulejaria Artística, com os seus vidrados óxidos e corantes feitos especialmente por Luís Cruz Guerreiro para se atingirem as mais brilhantes cores e a narrativa da BD, com os seus planos, enquadramentos e textos.

Em 2005, Alhos Vedros, através da Azulejaria Artística Guerreiro, conseguiu entrar finalmente nas Rotas da Cerâmica. Este projeto durou de 2003 até 2015 e pretendia criar uma Rota Nacional de Fábricas e Oficinas de Cerâmica em Portugal, em que a Azulejaria Artística Guerreiro esteve presente. 
Este era um projeto de turismo Cultural, que tinha divulgação internacional e que fez com que excursões de turistas, vocacionados para um turismo de conhecimento sobre as Artes Cerâmicas de todos os tipos, fossem convidados a passar nas Oficinas, Ateliers Fábricas e Museus que estão relacionados com as Artes do Fogo em todo o País.
A Azulejaria Artística Guerreiro foi integrada nesse projecto pela qualidade do seu trabalho e também pelo respeito que tem pelas técnicas do Azulejo Tradicional Português.
Só os Ateliers e Fábricas de grande qualidade entram neste projecto, como é o caso das Porcelanas Vista Alegre, ou das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro por exemplo. Terminou sem brilho, mas é uma ideia que deveria de ser retomada.

A Oficina de Azulejaria Artística Guerreiro foi reconhecida em 24/02/2006, pelo PPART, Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, que em 2015 acabou e foi substituído pelo CEARTE, que continuou a dar à Azulejaria Artística Guerreiro o estatuto de Unidade Produtiva Artesanal: https://www.cearte.pt/custompage/gpaoregisto.html

O Artesão, Luís Cruz Guerreiro, foi também reconhecido pelo PPART, recebendo o cartão de Artesão, por esse organismo estatal.
Notícia completa aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2016/03/azulejaria-guerreiro-contrato-de.htm
Exposições e obras mais relevantes:
1987-Exposição Colectiva, ainda no “Atelier Argila” com temática sobre o Alto Minho, na Bienal de Artes/87, em Vila Nova de Cerveira (Portugal).
1988-Luís Guerreiro, aproveita as férias de Verão de 1988 para fazer um conjunto de painéis cuja temática era o Concelho da Moita e faz em Setembro de 1989 a sua primeira exposição individual no Posto de Turismo da Moita, que na altura foi um sucesso, pois vendeu quase todos os painéis
(Portugal)
1997-A Câmara Municipal da Moita ofereceu a algumas coletividades do concelho e ao Presidente da República de Portugal da altura, Jorge Sampaio, uma coleção de 6 mini azulejos com imagens das 6 freguesias que existiam no concelho.
1998-A página ESCUDO, boletim oficial da AAG é publicado na internet.

Durante 16 anos O ESCUDO, foi a página oficial da Azulejaria Artística Guerreiro e partir de 2006 foi complementada pelo Blog AAG NEWS: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/
Depois, foi substituído pela página atual: www.azulejariaguerreiro.com
O ESCUDO vai voltar para uma edição comemorativa dos 30 anos da AAG, mantendo o mesmo aspecto retro, bem pixelizado, de 1998 e continuará apenas publicando os Melhores Painéis do ano desde 1986 até agora, o Editorial e a Breve História do Azulejo.

1998-Coleção de cromos (Imagens de azulejos pintados à mão), publicados no jornal “O RIO”.
O Eng. Brito Apolónia apoiou este projeto e tudo fizemos para que fosse um sucesso, que o foi.
Um dos grandes amigos pessoais e da AAG, foi desde que começou o jornal o RIO em 1997 foi este senhor, a quem muito agradeço por tudo e que na fase mais difícil da AAG, a ajudou e fez sobreviver.
Foi a partir da sua edição #10 que começou a publicar os cromos "Imagens do Concelho da Moita" na última página para recortar e colecionar, essa coleção durou 24 edições.

O jornal "O RIO" publicou entre 15 de Abril de 1998 a 1 de Maio de 1999 uma coleção de 24 Cromos.
(Imagens do Concelho da Moita) que foram feitos em azulejo e editados quinzenalmente, durante um ano por Luís Cruz Guerreiro. "O RIO" publicou também uma caderneta para colecionar os cromos no início da coleção e duas edições com a coleção completa, sendo a 2ª edição exclusivamente feita para a mostra dos painéis de azulejo no certame "Artes e Ofícios" que se realizou entre 26 de Novembro a 1 de Dezembro de 1999 no Pavilhão de Exposições da Moita.

2000-Em Agosto, fez a sua primeira Exposição em Brasília, em que apresentou apenas Azulejaria da Linha “Livre” e teve um óptimo acolhimento dos visitantes e também da crítica de Jornais de Brasília como o “Correio Braziliense” e ” Jornal de Brasília”
2001-Inauguração dos Arquivos Guerreiro.
Com apoio dos meus pais, Júlia Maria da Cruz e Francisco Guerreiro e da minha esposa Tina Sesinando e colaboração do jornal O RIO que publicou notícia de uma página e publicidade gratuita, os Arquivos Guerreiro inauguram em 12 janeiro de 2001.
O Eng.º Brito Apolónia sempre colaborou com os projetos da AAG e apoiou muito a abertura duma galeria de Arte em Alhos Vedros.
Esta galeria durou até 2006, quando se tornou apenas uma mostra de azulejaria da AAG. Em 2014 tornou-se necessária a mudança física da Oficina, do nº 6, para o nº4, onde ficavam os Arquivos Guerreiro. Foi um processo moroso e dispendioso, que só se concluiu totalmente em finais de 2015.
Agora é aí a Oficina, que está muito bonita. A Oficina ficou muito mais agradável para trabalhar e receber os clientes.
A Qualidade vai manter-se inalterável e a AAG continua apenas a fazer pintura manual.

2005-A Presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Fernanda Gaspar convidou Luís Cruz Guerreiro para fazer uma exposição individual na Capela da Misericórdia, que esteve patente de 22 a 30 de Abril de 2005 e que mostra essas duas vertentes da AAG, o nome da exposição foi, “Modernos e Clássicos da Azulejaria Artística Guerreiro”
(Portugal)

​2006-Luís Cruz Guerreiro, voltou a expor em Brasília, no Museu de Arte de Brasília, com as suas BDs em Azulejos; "Aventuras de Jerílio no séc 25" 1º episódio, BD/HQ em Azulejos, Agosto de 2006 e em Pirenópolis com duas obras de grandes dimensões (4m x 2.75m) em Azulejo e Pintura a óleo de Delei.
2006-19:30h do dia 2 de Agosto-2010-Exposição de Luís Cruz Guerreiro, no MAB-Museu de Arte de Brasília.
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/bdhq--fc-em-azulejo-aventuras-de-jeriacutelio-no-seacutec25-2006-scifi-comis-in-tiles-adventures-of-jerilio-in-the-25th-cent-2006.html
2006- 2ª Coleção de cromos para o jornal O RIO – “Os Barcos do Rio”, parceria entre Luís Cruz Guerreiro, Francisco Guerreiro dono dos Talhos Nova Era, que financiou a caderneta e Brito Apolónia do jornal O RIO que publicou no seu jornal a coleção de 16 cromos quinzenalmente de 30 de Abril 2006 a Dezembro de 2006.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/08/exposio-com-os-azulejos-da-coleco-os.html
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/08/barcos-do-rio-imagens-de-alguns.html
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/album8barcos-do-rio-tejo-itagus-river-boats-i.html

2007-Elaboração do friso em azulejos que circunda o jardim da Azulejaria Artística Guerreiro.
Este friso conta a história da AAG e das suas vertentes artísticas na área da cerâmica.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-azulejaria.html
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-artstica.html
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-guerreiro.html

2009-Publicação semanal do Deserto da Educação tiras em BD com argumento de Paulo Guinote e desenhos de Luís Cruz Guerreiro, no Blog, A Educação do meu Umbigo de Paulo Guinote, que era dos Blogs mais vistos da altura: https://educar.wordpress.com/o-deserto-da-educacao/
O Blog da AAG também publicou a compilação: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2009/02/compilacao-das-primeiras-7-tiras-do.html

​2010-A capa do primeiro episódio em azulejos e um painel/poster que vai ser parte integrante do 2º episódio das Aventuras de Jerílio e que tem 135 cm. de largura por 90 cm. de altura o que perfaz 54 azulejos policromados de 15 x 15 cm, foi apresentado em duas exposições/lançamentos da revista Aventuras de Jerílio no séc. 25, episódio-1, “Tudo começou em Máfio”
em Ribeirão Preto e Brasília.
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/bdhq--fc-em-azulejo-aventuras-de-jeriacutelio-no-seacutec25-201011-scifi-comis-in-tiles-adventures-of-jerilio-in-the-25th-cent-201011.html

2011-quarta-feira, março 16-Nos Arquivos Guerreiro em Alhos Vedros, Rua Duarte Pacheco nº4 perto das bombas de gasolina foi o lançamento da minha revista: "Aventuras de Jerílio no séc. 25 - 1º episódio-Tudo Começou em Máfio".
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2011/03/lancamento-da-revista-em-portugal.html


2011-Fiz uma História em Quadrinhos para a revista carioca "Tarja Preta" com o Capitão Bacalhau e o Capitão Presença.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2011/11/capitao-bacalhau-na-revista-brasileira.html


2011-Participação na 5ª Bienal de Pintura de Pequeno Formato de Alhos Vedros, com um trabalho em azulejo manufaturado, com pintura sobre vidrado cru, colorida.
O tema é uma derivação das Cidades Flutuantes, feito em 1998. Neste caso a Cidade Flutuante é Alhos Vedros com os seus monumentos mais emblemáticos, como o Pelourinho, a Igreja Matriz, os antigos Paços do Concelho, etc.

12.12.2012-Luís Cruz Guerreiro no Canal Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=ojHBqcqt6VA

​2014-Mensagem na Garrafa da Fly Tap.
Ricardo Diniz Entregou Bandeira e Garrafa à Seleção Nacional de Futebol !
A caixa foi toda revestida em azulejos pintados à mão por Luís Cruz Guerreiro.
Notícia aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/09/ricardo-diniz-entregou-bandeira-e.html
e aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/10/mensagem-na-garrafa-da-fly-tap.html

2014-Painel de Restauro para a Igreja Matriz de Alhos Vedros:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/05/painel-de-restauro-para-igreja-matriz.html

2015-Festas de Alhos Vedros 2015-O Cartaz Vencedor:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2015/07/festas-de-alhos-vedros-2015-o-cartaz.html

2017-Os 4 Painéis do Foral de Alhos Vedros:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2017/10/os-4-paineis-do-foral-de-alhos-vedros-4.html

2018-O Nosso Lugar é um Mundo II-Our Place is a World II
Este conjunto de documentários foi feito em 2017 e está agora disponível no sítio da Câmara Municipal da Moita, esta é aminha participação para esse documentário: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=jYabUC3rZj4
Notícia completa aqui:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/03/o-nosso-lugar-e-um-mundo-ii-our-place.html

2018-Luís Cruz Guerreiro participa no Festival BD Beja 2018 com a Exposição no Museu Regional de Beja: Aventuras de Jerílio no séc. 25, primeiro episódio e painel Império Zrakiano e pranchas desenhadas do segundo episódio, Objetivo Asteróide Repto !
Notícia aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/06/o-ambiente-do-festival-de-bd-de-beja.html e aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/06/luis-cruz-guerreiro-no-festival-bd-beja.html

2018-A Azulejaria Artística Guerreiro, através de Luís Cruz Guerreiro recebe a Medalha de Mérito Cultural do Município da Moita no dia 11 de Setembro de 2018.
Notícia completa aqui: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/11/aag-recebe-medalha-de-merito-cultural.html

Relação de todas as Exposições e mostras de Artesanato:

RIO MAIOR - Exposição Temática sobre o concelho, que recebeu a visita do então Presidente da República, Dr. Mário Soares; /87
VILA NOVA DE CERVEIRA - Exposição Temática sobre o Alto Minho, Pousada D. Dinis/ 1988
MOITA - Exposição Temática “O Concelho da Moita em Painéis de Azulejo; Set./89
MOITA - “Os Ciclos do Trabalho Tradicional Português” ; /91
ARTES VEDROS - Mostra de artes - Coop. De Animação Cultural de Alhos Vedros; /89, 90, 91, 92, 95
ALHOS VEDROS - Feira do Livro, Academia de Alhos Vedros; /89
FIL ARTESANATO Lisboa - /89, 91, 94, 96, 99, 2001, 2004
VILA DO CONDE - Feira Nacional de Artesanato; /90, 91, 92
LISBOA - Feira Municipal dos Municípios; /Out. 90
FATACIL - Lagoa;/92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2001, 2002, 2003
RIO MAIOR - Feira das Tasquinhas; /92
FIAPE - Estremoz; /92, 93, 94, 95, 98, 2000
MONSARAZ - Museu Aberto; /92, 93, 94, 95
PORTALEGRE - Feira de Artesanato e de Antiguidades; /94
VILA VIÇOSA - Feira de Artesanato e Petiscos; /95
VILA FRANCA DE XIRA - Feira de Artesanato; /93, 94, 95
AERSET - Setúbal; /91
AERSET - Jovem empresário, Setúbal; /96
VILA DA FEIRA - v Congresso Jovem Empresário—Europarque; /96
MOITA - Feira de Artes e Ofícios do Concelho da Moita; Out./96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004
Festas da MOITA - /89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96
ALHOS VEDROS - Exposição individual na Capela da Misericórdia, que esteve patente de 22 a 30 de Abril de 2005 e que mostra as duas vertentes da AAG,(A linha clássica e a linha livre), o nome da exposição foi, “Modernos e Clássicos da Azulejaria Artística Guerreiro”
BRASÍLIA - Foyer do Teatro Nacional; Mostra de Azulejaria da "Linha Livre" e BD em Azulejos, Agosto de 2000
BRASÍLIA - Museu de Arte de Brasília; "Aventuras de Jerílio no séc 25" ,1º episódio, BD/HQ em Azulejos, Agosto de 2006
BRASÍLIA: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), Espaço Cultural 508 Sul de 6 de Agosto sexta, a 14 de agosto, sábado de 2010
RIBEIRÃO PRETO: Cervejarium Colorado, Av.: Independencia, 3242 - Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto-SP de 23 de Agosto segunda feira a 31 de Agosto, terça feira de 2010.
(A capa do primeiro episódio em azulejos e um painel/poster que vai ser parte integrante do 2º episódio das Aventuras de Jerílio e que tem 135 cm. de largura por 90 cm. de altura o que perfaz 54 azulejos policromados de 15 x 15 cm, foi apresentado em duas exposições/lançamentos da revista Aventuras de Jerílio no séc. 25, episódio-1, “Tudo começou em Máfio”)
BEJA-BD Beja 2018, com a Exposição no Museu Regional de Beja: Aventuras de Jerílio no séc. 25, primeiro episódio e painel Império Zrakiano e pranchas desenhadas do segundo episódio, Objetivo Asteroide Repto

Luís Cruz Guerreiro
Curriculum of Luís Cruz Guerreiro
Luís Cruz Guerreiro started with the Comic Strip. The taste for 9th Art led him to try to create his own stories; the project did not live up to his expectations, although it is not completely abandoned.
His first BDs, HQs, from “PutoZé”,
comic-tragic character inspired by Zé Mocho, a boy who lived miserably in Alhos Vedros and who unfortunately already died, came to be exposed and even won an honorable mention at the Comic Book Festival in Amora in 1984.

In 1985 he took a course in ceramic painting at CENCAL (Caldas da Rainha)

The various painting techniques learned at this Training Center, served as a link between the art he practiced, (BD) and ceramics (the art of fire). The tiles were the technical support that made the connection between the two arts.
After finishing the course, he was selected to work in a ceramic factory in Caldas da Rainha, but due to constant problems in the payment of wages, he moved to “Argila Atelier”.
He presented the first two panels that I made on weekends and free hours at the factory - Regions of Portugal - and at the end of 86 I joined the Argila Atelier, where, for two years, I painted several tile panels, of which we highlight The Four Stations, in addition to having participated in several exhibitions, of which we highlight the Thematic Exhibition on the Alto Minho, at the Bienal de Artes / 87, in Vila Nova de Cerveira (Portugal). Still in Caldas da Rainha, Luís took advantage of the 1988 summer vacation to make a set of panels whose theme was the Municipality of Moita and in September 1989 he held his first individual exhibition at the Moita Tourist Office, which at the time was a success, since it sold almost all the panels and got an order that lasted until 2004, with Tertúlia Tauromáquica Setubalense.
Having the luck to find a suitable space for his type of work, he started a business on his own in Alhos Vedros, his homeland.
In early 89, he founded the Azulejaria Artística Guerreiro; participated in handicraft fairs all over Portugal, in 1994 created two distinct lines of tiles:

- The Classic Line (in blue and white and polychrome, with traditional motifs); it is by definition the great reason for existence of AAG and its only source of income, says the Azulejista that, until now the acceptance of innovation in Azulejo still has a long way to go, but it is certain that with new clients of younger generations orders for “Modern” panels will also become profitable, as the country's economic condition evolves.
Since its foundation until today, Azulejaria Artística Guerreiro has produced hundreds of panels in all formats, in blue and white and polychrome, spread throughout Europe, the United States and Brazil.

- The Free Line (which expresses other techniques and gives me all the freedom of creation within the tiles), it is in this line that it returned to its origins, creating a science fiction story in colored tile panels “The Adventures of Jerílio no century. 25 ”, which are the synthesis of these two Arts that come together to create a new artistic expression combining the technical knowledge of Artistic Tiles, with their oxide glazes and dyes made especially by Luís Cruz Guerreiro to achieve the brightest colors and the narrative BD, with its plans, frameworks and texts.

In 2005, Alhos Vedros, through the Azulejaria Artística Guerreiro, managed to finally enter the Routes of Ceramics. This project lasted from 2003 to 2015 and intended to create a National Route of Ceramics Factories and Workshops in Portugal, in which Azulejaria Artística Guerreiro was present.
This was a Cultural Tourism project, which had international dissemination and which made excursions of tourists, dedicated to a tourism of knowledge about the Ceramic Arts of all types, be invited to visit the Workshops, Ateliers, Factories and Museums that are related with the Arts of Fire throughout the country.
The Azulejaria Artística Guerreiro was integrated in this project due to the quality of its work and also due to the respect it has for the techniques of Traditional Portuguese Tile.
Only high quality workshops and factories are included in this project, as is the case of Porcelanas Vista Alegre, or the Bordallo Pinheiro Artistic Faience for example. It ended without glare, but it is an idea that should be taken up again.

The Guerreiro Artistic Tiling Workshop was recognized on February 24, 2006, by PPART, Program for the Promotion of Crafts and Microenterprises, which in 2015 ended and was replaced by CEARTE, which continued to give Azulejaria Artística Guerreiro the status of Artisanal Productive Unit: https://www.cearte.pt/custompage/gpaoregisto.html

The Craftsman, Luís Cruz Guerreiro, was also recognized by PPART, receiving the Craftsman card, by this state agency.
Full news here: https: // azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2016/03/azulejaria-guerreiro-contrato-de.htm
Most relevant exhibitions and works:
1987-Collective Exhibition, still at the “Atelier Argila” with a theme on the Alto Minho, at the Bienal de Artes / 87, in Vila Nova de Cerveira (Portugal).
1988-Luís Guerreiro, takes advantage of the summer vacation of 1988 to make a set of panels whose theme was the Municipality of Moita and makes in September 1989 his first individual exhibition at the Tourist Office of Moita, which at the time was a success, because it sold almost all the panels
(Portugal)
1997-Moita City Council offered a collection of 6 mini tiles with images of the 6 parishes that existed in the municipality to some communities in the municipality and to the President of the Republic of Portugal at the time, Jorge Sampaio.
1998-The ESCUDO page, AAG's official bulletin is published on the internet.

For 16 years O ESCUDO, was the official page of Azulejaria Artística Guerreiro and from 2006 it was complemented by the AAG NEWS Blog: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/
Then, it was replaced by the current page: www.azulejariaguerreiro.com
ESCUDO will return for a commemorative edition of AAG's 30th anniversary, maintaining the same retro, very pixelated aspect, from 1998 and will continue to publish only the Best Panels of the year since 1986 until now, the Editorial and the Brief History of the Tile.

1998-Collection of stickers (Images of tiles painted by hand), published in the newspaper “O RIO”.
Eng. Brito Apolónia supported this project and we did everything to make it a success, which it was.
One of the great personal friends and of AAG, it was since the beginning of the newspaper RIO in 1997 it was this gentleman, to whom I am very grateful for everything and who in the most difficult phase of AAG, helped her and made her survive.
It was from its edition # 10 that it began to publish the stickers "Imagens do Concelho da Moita" on the last page to cut and collect, this collection lasted 24 editions.

The newspaper "O RIO" published between April 15, 1998 and May 1, 1999, a collection of 24 stickers.
(Images from the Municipality of Moita) that were made in tiles and edited every two weeks, for one year by Luís Cruz Guerreiro. "RIO" also published a booklet to collect the stickers at the beginning of the collection and two editions with the complete collection, the 2nd edition being exclusively for the display of tile panels at the "Arts and Crafts" event that took place between 26 November to 1 December 1999 at the Moita Exhibition Pavilion.

2000-In August, he held his first Exhibition in Brasília, in which he presented only Azulejaria from the “Livre” Line and had a great welcome from visitors and also from the critics of Jornais de Brasília such as “Correio Braziliense” and “Jornal de Brasília”
2001-Inauguration of the Guerreiro Archives.
With the support of my parents, Júlia Maria da Cruz and Francisco Guerreiro and my wife Tina Sesinando and collaboration with the newspaper O RIO, which published one-page news and free advertising, the Guerreiro Archives opened on January 12, 2001.
Engº Brito Apolónia has always collaborated with AAG's projects and supported a lot the opening of an Art gallery in Alhos Vedros.
This gallery lasted until 2006, when it became just an AAG tile show. In 2014, it was necessary to physically change the Oficina, from nº 6, to nº4, where the Guerreiro Archives were. It was a time-consuming and expensive process, which was not fully completed until the end of 2015.
Now that's the Workshop, which is very beautiful. The Workshop became much more pleasant to work and receive customers.
Quality will remain unchanged and AAG will continue to do manual painting only.

2005-The President of the Parish Council of Alhos Vedros, Fernanda Gaspar invited Luís Cruz Guerreiro to make a solo exhibition at Capela da Misericórdia, which was on display from 22 to 30 April 2005 and which shows these two aspects of AAG, the name of the exhibition was, “Moderns and Classics of Azulejaria Artística Guerreiro”
(Portugal)

2006-Luís Cruz Guerreiro, returned to exhibit in Brasília, at the Museu de Arte de Brasília, with his BDs in Azulejos; "Adventures of Jerílio in the 25th century" 1st episode, BD / HQ in Azulejos, August 2006 and in Pirenópolis with two large works (4m x 2.75m) in Azulejo and Delei oil painting.
2006-19: 30h of the 2nd of August-2010-Exhibition by Luís Cruz Guerreiro, at MAB-Museum of Art of Brasília.
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/bdhq--fc-em-azulejo-aventuras-de-jeriacutelio-no-seacutec25-2006-scifi-comis-in-tiles-adventures-of-jerilio-in-the-25th -cent-2006.html
2006- 2nd Collection of stickers for the newspaper O RIO - “Os Barcos do Rio”, a partnership between Luís Cruz Guerreiro, Francisco Guerreiro owner of Talhos Nova Era, who financed the booklet and Brito Apolónia of the newspaper O RIO who published in his newspaper the collection of 16 stickers fortnightly from April 30, 2006 to December 2006.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/08/exposio-com-os-azulejos-da-coleco-os.html
https: //azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/08/barcos-do-rio-imagens-de-some.html
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/album8barcos-do-rio-tejo-itagus-river-boats-i.html

2007-Elaboration of the tile frieze that surrounds the garden of Azulejaria Artística Guerreiro.
This frieze tells the story of AAG and its artistic aspects in the area of ​​ceramics.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-azulejaria.html
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-artstica.html
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2007/09/friso-guerreiro.html

2009-Weekly publication of the Desert of Education comic strips with a script by Paulo Guinote and drawings by Luís Cruz Guerreiro, on the Blog, A Educação do meu Umbigo by Paulo Guinote, which was one of the most viewed Blogs of the time: https: // educar. wordpress.com/o-deserto-da-educacao/
The AAG Blog also published the compilation: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2009/02/compilacao-das-primeiras-7-tiras-do.html

2010-The cover of the first episode in tiles and a panel / poster that will be an integral part of the 2nd episode of the Adventures of Jerílio and that has 135 cm. wide by 90 cm. in height, which makes 54 polychrome tiles of 15 x 15 cm, was presented in two exhibitions / launches of the magazine Aventuras de Jerílio in the century. 25, episode-1, “It all started in Mafia”
in Ribeirão Preto and Brasília.
https://azulejariaguerreiro.weebly.com/bdhq--fc-em-azulejo-aventuras-de-jeriacutelio-no-seacutec25-201011-scifi-comis-in-tiles-adventures-of-jerilio-in-the-25th -cent-201011.html

2011-Wednesday, March 16-At the Guerreiro Archives in Alhos Vedros, Rua Duarte Pacheco nº4 near the gas stations was the launch of my magazine: "Adventures of Jerílio in the 25th century - 1st episode-Everything started in Mafia".
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2011/03/lancamento-da-revista-em-portugal.html


2011-I made a Comic Book for the Rio magazine "Tarja Preta" with Captain Bacalhau and Captain Presença.
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2011/11/capitao-bacalhau-na-revista-brasileira.html


2011-Participation in the 5th Alhos Vedros Small Format Painting Biennial, with a work in manufactured tile, with painting on raw glaze, colored.
The theme is a derivation of the Floating Cities, made in 1998. In this case the Floating City is Alhos Vedros with its most emblematic monuments, such as the Pelourinho, the Mother Church, the old Town Halls, etc.

12.12.2012-Luís Cruz Guerreiro on Canal Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=ojHBqcqt6VA

2014-Message on the Fly Tap Bottle.
Ricardo Diniz Delivered Flag and Bottle to the National Football Team!
The box was all covered in tiles painted by hand by Luís Cruz Guerreiro.
News here: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/09/ricardo-diniz-entregou-bandeira-e.html
and here: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/10/mensagem-na-garrafa-da-fly-tap.html

2014-Restoration Panel for the Mother Church of Alhos Vedros:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2014/05/painel-de-restauro-para-igreja-matriz.html

2015-Festas de Alhos Vedros 2015-The Winning Poster:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2015/07/festas-de-alhos-vedros-2015-o-cartaz.html

2017-The 4 Panels of the Alhos Vedros Charter:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2017/10/os-4-paineis-do-foral-de-alhos-vedros-4.html

2018-Our Place is a World II-Our Place is a World II
This set of documentaries was made in 2017 and is now available on the website of the Municipality of Moita, this is my participation for this documentary: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=jYabUC3rZj4
Full story here:
https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/03/o-nosso-lugar-e-um-mundo-ii-our-place.html

2018-Luís Cruz Guerreiro participates in the BD Beja Festival 2018 with the Exhibition at the Regional Museum of Beja: Adventures of Jerílio in the century. 25, first episode and Zrakian Empire panel and boards drawn from the second episode, Objective Asteroid Challenge!
News here: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/06/o-ambiente-do-festival-de-bd-de-beja.html and here: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/06 /luis-cruz-guerreiro-no-festival-bd-beja.html

2018-The Azulejaria Artística Guerreiro, through Luís Cruz Guerreiro receives the Medal of Cultural Merit from the Municipality of Moita on September 11, 2018.
Full story here: https://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com/2018/11/aag-recebe-medalha-de-merito-cultural.html

List of all exhibitions and handicrafts:

RIO MAIOR - Thematic Exhibition on the municipality, which was visited by the then President of the Republic, Dr. Mário Soares; / 87
VILA NOVA DE CERVEIRA - Thematic Exhibition on the Alto Minho, Pousada D. Dinis / 1988
MOITA - Thematic Exhibition “The Municipality of Moita in Tile Panels; Sept./89
MOITA - “The Traditional Labor Cyclesl Portuguese ”; / 91
ARTS VEDROS - Art show - Coop. Cultural Animation of Alhos Vedros; / 89, 90, 91, 92, 95
ALHOS VEDROS - Book Fair, Academia de Alhos Vedros; / 89
FIL ARTESANATO Lisboa - / 89, 91, 94, 96, 99, 2001, 2004
VILA DO CONDE - National Handicraft Fair; / 90, 91, 92
LISBOA - Municipal Fair of Municipalities; / Out. 90
FATACIL - Lagoa; / 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2001, 2002, 2003
RIO MAIOR - Tasquinhas Fair; / 92
FIAPE - Estremoz; / 92, 93, 94, 95, 98, 2000
MONSARAZ - Open Museum; / 92, 93, 94, 95
PORTALEGRE - Handicrafts and Antiques Fair; / 94
VILA VIÇOSA - Handicrafts and Snacks Fair; / 95
VILA FRANCA DE XIRA - Handicraft Fair; / 93, 94, 95
AERSET - Setúbal; / 91
AERSET - Young businessman, Setúbal; / 96
VILA DA FEIRA - v Young Entrepreneur Congress - Europarque; / 96
MOITA - Moita County Arts and Crafts Fair; Oct./96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004
MOITA Parties - / 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96
ALHOS VEDROS - Individual exhibition at Capela da Misericórdia, which was open from 22 to 30 April 2005 and shows the two aspects of AAG, (The classic line and the free line), the name of the exhibition was, “Moderns and Classics of Artistic Tiles Guerreiro ”
BRASÍLIA - Foyer do Teatro Nacional; Tiles Exhibition of "Linha Livre" and BD in Azulejos, August 2000
BRASÍLIA - Brasília Art Museum; "Adventures of Jerílio in the 25th century", 1st episode, BD / HQ in Azulejos, August 2006
BRASÍLIA: Espaço Cultural Renato Russo (508 South), Cultural Space 508 South from August 6, Friday, August 14, Saturday, 2010
RIBEIRÃO PRETO: Cervejarium Colorado, Av .: Independencia, 3242 - Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto-SP from 23 August to Monday 31 August, Tuesday 2010.
(The cover of the first episode in tiles and a panel / poster that will be an integral part of the 2nd episode of the Adventures of Jerílio and that is 135 cm wide by 90 cm high which makes 54 polychrome tiles of 15 x 15 cm , was presented in two exhibitions / launches of the magazine Aventuras de Jerílio in the 25th century, episode-1, “Everything started in Máfio”)
BEJA-BD Beja 2018, with the Exhibition at the Regional Museum of Beja: Adventures of Jerílio in the century. 25, first episode and Zrakian Empire panel and planks drawn from the second episode, Objective Asteroid Challenge

Luís Cruz Guerreiro
Powered by Create your own unique website with customizable templates.